Galeria

Apresentação da peça de Teatro “Fragmentos”

A apresentação da peça “Fragmentos” – curtas histórias de longas viagens da companhia de Teatro RefugiActo no dia 29 de outubro. Este evento decorreu no auditório do DECA na Universidade de Aveiro. No final da apresentação estivemos à conversa com autores e atores do projeto.

No Images Found!

“A utopia de um mundo melhor sempre me habitou. Levou-me a diferentes caminhos e, profissionalmente, ao ensino da língua a refugiados.

Os refugiados são vítimas do ódio, da ganância, da intolerância, dos preconceitos, dos conflitos, da guerra, do desconcerto do mundo.

Eu não consigo ficar indiferente. Procuro comunicar e intervir. Há muitas formas de intervenção. E eu encontrei estas: o ensino da língua portuguesa e o teatro.
O ensino da língua e o teatro entrecruzam-se nesse meu desejo de transformação social.

Sei que o dinheiro e os interesses de muito poucos alimentam guerras e conflitos. Mas tenho a convicção que a ignorância e o medo estão na base de muitas atrocidades. Tudo seria diferente se nos conhecêssemos melhor.

Procuro que nas aulas de português todos possamos aprender a aprender. Até porque o desenvolvimento das competências comunicativas vai muito para além de conhecer regras gramaticais, envolve outras dimensões: a consciência sociocultural, as relações afetivas, a experiência imaginativa…

E é aí que o teatro me encanta. Por favorecer o conhecimento do eu e do outro, e do mundo. Por ser um meio pacífico de transformação e de luta por um mundo melhor. “ –  Refugiacto

Ficha Artística:

Interpretação: Ajet Bunjaku (Kosovo), Cláudia Elias (Portugal), Isabel Galvão (Portugal), Lara Tovmasyan (Armênia e Rússia), Nasri Hazimeh (Palestina), Omid Bahrami (Irão), Margarita Sharapova (Rússia)

Direção: Sofia Cabrita

Coordenação de Projeto: Isabel Galvão

Outros Eventos

Continua a explorar os nossos projetos!
Skip to content