Galeria

Grécia : O Purgatório Europeu

No âmbito da semana Intercultural, subordinada ao tema das migrações e dos refugiados, esteve exposta ao público, na Casa da Juventude de Aveiro, a Exposição “A Grécia, o Purgatório Europeu” e a exibição do documentário, “Europa, a Terra da Humanidade”. No final deste evento estivemos à conversa com o fotojornalista, Ricardo Lopes, e com os autores do documentário, Ana Correia e Miguel Januário. Aqui fica um pequeno registo deste momento.
CARTAZ A3_refugiados_logos-01

Por Ricardo Lopes

“Os dias seguem-se uns aos outros, iguais e intermináveis, há demasiados meses. Ali, os olhos vazios já não têm sequer luz para uma lágrima. Depois do frio e da chuva do inverno, a tristeza derrubada arrasta agora a letargia dos dias tórridos. Os cigarros já não apaziguam o ingrato vazio do futuro: voltar é impossível e a Grécia dos refugiados é terra de ninguém. O abandono é omnipresente e paira como uma ave de rapina nos pedidos de asilo apresentados através de uma linha de Skype que nunca está disponível; na miragem de uma entrevista de admissibilidade, na falta de privacidade, no lixo que se acumula nas avenidas entre tendas e contentores, numa Europa que não age nem reage. A linha entre o esmorecimento e a insanidade é um abismo periclitante.

Aqui e ali alguém morre, uma mulher ou uma criança, a morte faz poucas distinções. As urgências hospitalares não são para refugiados porque “em Agosto é férias”. Os olhos vão ficando turvos e vidrados, os dentes macios e o cabelo  caduco,   consequência  da alimentação deficitária que é providenciada nos campos há 10 meses, em forma de rações de sobrevivência militares”.

foto cartaz
CIMG0016
CIMG0013
CIMG0012
Externato de Penafirme
Universidade de Aveiro
Casa Cultura Ílhavo
Apesar de ocupar menos espaço nos canais noticiosos e nos media em geral, o tema dos refugiados não deve ser esquecido. Pelo contrário. Importa ser relembrado. Importa ser pensado. O fluxo de refugiados que num passado recente procurou a Europa foi um dos maiores desafios para muitos países nos últimos anos. Portugal, numa fase inicial, manifestou a vontade de receber até 10 mil refugiados. Acabamos por receber 1500. Metade desse número, por várias razões, abandonou o país. Estes e outros temas foram abordados por João Henriques, animador do CLAIM de Aveiro, e Ricardo Lopes, autor da exposição Fotográfica “Europa – o Purgatório Europeu”, no Externato de Penafirme, Torres Vedras. Este evento foi coorganizado pelo Centro de Informação Europe Direct Oeste e Lezíria do Tejo e o Centro Social Paroquial Vera Cruz. Na sala de aula estiveram presentes cerca de 200 alunos. Alunos curiosos e interessados.
O mês de maio foi dedicado ao tema da Interculturalidade na Universidade de Aveiro. A exposição do autor Ricardo Lopes fez parte deste programa e esteve patente ao público na livraria da UA.

 

Nos dias 6 e 7 de julho, o Festim do Município de Ílhavo, ofereceu diversas propostas culturais, desde dança, música, experiências gastronómicas e exposições. “Grécia, o Purgatório Europeu” de Ricardo Lopes fez parte deste alinhamento. O evento contou também com a participação de João Henriques, do CLAIM de Aveiro, e com a Antonia Karatza, voluntária num campo de refugiados na Grécia.

IMG_1933
IMG_1951
IMG_1960
IMG_1972
IMG_1973
20180523_163205
20180523_155933
20180523_161734
Câmara Municipal da Lousã
Biblioteca Municipal Laureano Santos
Associação Cultural Mercado Negro

A exposição fotográfica fez parte do programa I Academia Europa na Lousã organizado pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, o Núcleo Associativo para os Estudos Europeus em Coimbra e a Europe Direct Região Coimbra, que tem como objetivo envolver os estudantes universitários, provenientes de várias instituições de ensino do país, no debate sobre a atualidade europeia e o papel da comissão europeia. O evento contou com a participação de João Henriques, do CLAIM de Aveiro, no debate que foi moderado por João Fernando Ramos, Director de Informação da RTP3, onde foi abordada a questão da ” Crise dos Refugiados e reforma do sistema político europeu”.

No dia 16 de novembro realizou-se uma sessão de informação com a participação do João Henriques, CLAIM de Aveiro, uma técnica do Conselho Português para os Refugiados (CPR), e Sandra Geada, do Centro de Informação Europe Direct Oeste e Lezíria do Tejo.

A Exposição de fotografia “Grécia, o Purgatório Europeu”, fez parte do programa da Plataforma Aveiro Direitos Humanos, no âmbito da celebração do 17 de outubro – Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza.

foto 3
foto 4
foto 5
foto 8
foto
IMG_2922
IMG_2923

Outros Eventos

Continua a explorar os nossos projetos!
Skip to content